A família

Sabemos o quanto a família é importante para uma criança.  Por isso a turminha do integral esta com um projeto muito interessante e envolvente sobre os diversos tipos de famílias.

11

As crianças estão adorando o tema e também compartilhando  um pouco da vivência de suas famílias

 Profª Kellem / Ir. Lucinha

Confira aqui mais fotos.

É doando que se recebe

Os alunos do 6º ano A, B e C doaram nesta semana roupas, calçados e brinquedos para o grupo CCCA Esperança, uma ONG da Igreja Católica, que auxilia na construção da cidadania e o desenvolvimento integral da criança e adolescente em situação de risco pessoal e social, na região central de São Paulo.

10599671_10202641983310024_1326381379954632737_n

Recebemos com carinho, os responsáveis, Sr. Francisco e Srª Lourdes, que também são avós de nossas alunas do Ensino Fundamental II, que partilharam conosco vossa experiência neste trabalho tão recompensador. Agradecemos, a todas as famílias, que puderam nos ajudar com as doações, pois sabemos na máxima da vida: quem doa, recebe!!!

Profª Ana Paula

Confira aqui mais fotos.

Escultura “Relembrando Momentos-Família”

Como seria bom se pudéssemos parar no tempo de nossas vidas!! Ah, como seria ideal este momento, voltar ao passado que nos remete a sensação de querer cada vez mais estar com quem se ama. E foi assim, que os alunos do Ensino Médio, escolheram um momento marcante de suas vidas, e apenas o “congelaram”, através de esculturas.

DSC09633

Voltamos ao tempo de uma festa de aniversário, de um jogo de futebol, de um Natal em família, da última foto com alguém especial, da viagem marcante, da casa nova, do nascimento de irmãos… Enfim, tantos e tantos momentos que falam por si e enobrecem a nossa alma, por lembrarmos com carinho, aquilo que jamais esqueceremos!

Profª Ana Paula

Confira aqui mais fotos.

Mesa farta de amor

Ao nos reunirmos em volta da mesa, estamos unindo nossas famílias, nossas intenções, nossos corações… Ao redor da mesa, há uma sintonia de emoções, pois lá, partilhamos o nosso dia, o nosso cansaço, as nossas memórias, os nossos sonhos e esperanças. A mesa em nosso lar é o próprio altar vivo, presente em nossa casa, onde a ceia é marcada pela presença de Cristo, todos os dias em nosso meio.

1924370_10202641981589981_5261838508316231785_n

“Feliz da família que partilha todos os dias a sua vida ao redor da mesa”.

10641211_10202641986350100_4127953663992068159_n

Profª Ana Paula

Pitadas de carinho – RECEITAS da VOVÓ

Quem não se lembra, das guloseimas deliciosas de nossas avós, mães, madrinhas ou até mesmo nosso papai??!! Momentos recheados de carinho e amor, com um sabor especial de… “Quero sempre mais!!!”

10624753_10202641984910064_7621464140241217847_n

Assim, elaboramos um livro coletivo das receitas mais inesquecíveis das famílias e dividimos um pouquinho com vocês!!

10599592_10202641981989991_5670772556525959795_n

Profª Ana Paula

“Cada panela tem a sua tampa… Cada um tem a sua FAMÍLIA”

Após um levantamento de momentos incríveis, vivenciados em Família, os alunos e alunas do 7º Ano A e B fizeram com que todos estes momentos fossem parar dentro de uma panela.

DSC09621

Sim!!! Na PANELA da FAMÍLIA, como símbolo de união, partilha, diálogo e presença. A panela, que se faz presente todos os dias, em nossas mesas e junto à ela também se encontra uma mistura não só de sabores, mas de amores.

Profª Ana Paula

Confira aqui mais fotos.

Observadores do tempo

O Sol, a chuva e a ocorrência do arco-íris são os temas centrais desta unidade, cujo foco é ampliar os conhecimentos das crianças em relação aos fenômenos naturais. Para tanto, foram realizadas atividades e experimentos visando o entendimento de maneira simples, de como e por que cada fenômeno ocorre.

Sem título

Levei jornais para que as crianças manuseassem e dissessem o que eles sabiam sobre aquele meio de comunicação. Logo após, fomos para a sessão de meteorologia. Deparamos com representações do tempo (ensolarado, chuvoso e nublado) e expliquei o significado de cada uma. Fizemos registros na apostila descrevendo o tempo diariamente.

Fomos também a um espaço ao ar livre para observarmos o céu, e por meio da criatividade imaginamos figuras com base nas formas das nuvens.

O trabalho com esse tema está sendo muito prazeroso, pois as crianças estão vivenciando as experiências para melhor aprendizagem, por exemplo, saber como as nuvens se enchem de água para que haja chuva.

O Jardim I B está ansioso e preparado para a nossa próxima descoberta!

Professora Mirella Béja e Tia Lara

Confira aqui mais fotos.

Dia dos Pais – Ed. Infantil

No dia 09/08 a turminha da Educação Infantil comemorou em ritmo de festa o Dia dos Pais no buffet Hora da Bagunça, fazendo bastante bagunça com o papai.

Todos os alunos se divertiram muito e passaram uma manhã muito agradável ao lado do papai. Nosso objetivo foi proporcionar aos pais a oportunidade de reviver seu tempo de infância brincando ao lado do seu filho (a) em diversos brinquedos infantis. Os pais receberam também uma linda homenagem através de uma música cantada com muito amor e carinho pelos alunos. Eles brincaram com seus filhos da brincadeira “abraço de urso”, momento esse que possibilitou a troca de carinho entre pai e filho(a) através de abraços fraternos.

DSC08465

A oportunidade de reviver a infância novamente é maravilhosa! Ainda mais quando estamos perto de quem amamos. Estar ao lado dos filhos vivendo essa experiência é ainda melhor, pois os melhores momentos são sempre lembrados com ternura quando compartilhados ao lado de quem é e sempre será muito especial em nossas vidas.

Agradecemos a todos os pais que estiveram presentes nesse encontro e desejamos que esses momentos de alegria estejam sempre presentes entre pais e filhos com as bênçãos de Deus.

Equipe da Educação Infantil

Confira aqui mais fotos.

Festa da Família

Neste sábado, 16/08  a quadra de nossa escola se transformou num maravilhoso ambiente acolhedor;  propício para um delicioso almoço em família. O prato principal foi o Churrasco, mas não há como deixar de comentar aqui sobre os deliciosos e atraentes pratos preparados com muito capricho pelas famílias, que contribuíram de forma muito carinhosa, aderindo ao nosso Projeto “FESTA DA FAMÍLIA com o tema: “Quando a família se reúne em torno da mesa”.

Sem título

O principal objetivo desse projeto foi o de fazer as crianças pensarem e levar para a casa essa reflexão: se a família é o nosso maior bem, se somos o que somos por causa de nossa família, se é na família que aprendemos e entendemos o sentido da vida, como anda a qualidade de nossa vida e convivência em família?  A vida moderna, os excessos de compromissos, a falta de tempo e muitas vezes  a própria rotina acabam por comprometer  nossa vida familiar. Abandonamos hábitos simples e antigos, marcas de uma família, que são  fundamentais, como por exemplo, o sentar-se a mesa.

Sendo assim para finalizar o projeto de forma bem concreta e aproveitando a oportunidade para homenagear aos Pais, figura fundamental dentro da família, escolhemos como cardápio para o almoço em torno da mesa o churrasco,  por ser um símbolo da nossa cultura e  promover a união, os encontros e o fortalecimento dos laços de amizade e carinho entre amigos e familiares. E quem geralmente “pilota” a churrasqueira nestes momentos é o pai da família. O presente que foi carinhosamente decorado pelas mãozinhas das crianças, foi um típico avental de churrasqueiro. Após a apresentação do canto das crianças e da entrega dos presentes, as famílias deram-se as mãos em torno da mesa, cantamos juntos a “Oração do Pai Nosso”, em seguida demos graças e pedimos bênçãos sobre os alimentos e passamos a vivenciar um belo almoço em família aqui na casa da família ENSA.  Foi uma experiência maravilhosa!!  Agradecemos à todas as famílias que  estiveram presentes e pedimos a Deus que derrame infinitas graças  sobre  todas as  famílias dos nossos queridos alunos.

Confira aqui algumas fotos.

O que eu devo vestir em dias frios ou quentes?

Iniciamos o 2° semestre com conteúdos pedagógicos bem interessantes e para explorar com as crianças o tema ”Vestindo-se apropriadamente de acordo com as condições do tempo”, a turma do Jardim I C criou situações imaginárias bem divertidas. Imaginamos que estávamos na praia, andando na rua em um dia de muito frio com chuva e em diversos outros lugares…

1

A diversão e a animação foram novamente as bases para o desenvolvimento dessa aprendizagem, a qual teve como objetivo desenvolver nos alunos habilidades para identificar as melhores opções de roupas e acessórios adequados para vestir nos amiguinhos considerando as condições do tempo na nossa brincadeira de faz de conta.

Profª Karin

Confiram nossas fotos clicando aqui.