Vivenciando a matemática de forma lúdica

A turminha do Jardim I C está gostando muito de brincar de mercadinho de faz de conta com embalagens vazias de produtos reciclados.
Na nossa brincadeira, alguns alunos são consumidores, os quais utilizam as cédulas de “dindim” (moeda fictícia inventada para essa brincadeira) como forma de pagamento de suas compras e outros alunos são os funcionários do mercado,os quais organizam os produtos por seções nas prateleiras(como em um mercado de verdade) e inserem preços nos mesmos.

IMG_2108

Foi nesse faz de conta divertido que trabalhamos com a soma na matemática,escolhendo o que comprar com a quantidade de “dindins” que possuímos, e através da investigação para a resolução de situações problemas, tais como: “Agora o amiguinho só tem 3 dindins, ele pode comprar este produto que custa 10 dindins”? “Quanto falta para que ele possa fazer essa compra”?

Os alunos conheceram o lado divertido da matemática e disseram que foi um prazer conhecê-la brincando.

Profª Karin e Tia Lara

Confira aqui mais fotos.

Primavera

Comemoramos a chegada da estação mais colorida e perfumada, a primavera!

foto 2

Conhecimentos prévios sobre a estação complementou o aprendizado. Utilizamos as folhas que colhemos em nosso passeio, passamos o giz sobre a folha de papel e carimbamos assim a folha da árvore. Completamos com o desenho de uma linda flor e usamos a criatividade para brincar com o  teatro.

Confira aqui mais fotos.

Projeto “My House”

Transformar uma caixa de sapato em um cômodo da casa ou na casa inteira pode ser uma grande diversão e um momento único de aprendizado. Nos 3° anos  A e B, o conteúdo sobre casa e móveis nas aulas de inglês convidou os alunos a vivenciarem dias de arquitetos e designers. Com uma caixa de sapato, caixinhas de remédio , fósforos e revistas, as caixas de sapato ganharam forma e transformaram-se em obras de arte.

CAM01308

Cada aluno escolheu o seu projeto, legendou os componentes em inglês e apresentou para a turminha e coordenação os vocábulos aprendidos em aula e presentes no seu projeto.

Foram dias diferentes nas aulas de inglês para essas turmas.

Teacher Erika

Confira aqui mais fotos.

Construindo jogos e conhecimento

Jogar é muito divertido, é uma brincadeira que as crianças adoram. Construir o seu próprio jogo, criar dicas, pintar e colar e depois brincar com o jogo que você mesmo fez é ainda mais divertido.

CAM01290

Os 4° anos A e B abusaram da criatividade no momento da criação, das  dicas e  da  pintura no jogo que envolve atividades diversas escritas em inglês. As turmas praticaram o vocabulário e ainda se divertiram.

Teacher Erika

Confiram os jogos clicando aqui.

As aulas de Arte no Ens. Fund. I

A disciplina de arte  não precisa ter como principal  objetivo formar  grandes  pintores, escultores ou peritos em artes, mas deve  estimular  e  ampliar o conhecimento e  a sensibilidade dos alunos tornando-os indivíduos criativos e dinâmicos, capazes de se expressarem e serem participativos,  através de várias linguagens.
Os alunos do Ens. Fundamental I estão fazendo muita “ARTE” nesse semestre. Confiram algumas atividades desenvolvidas pelas turminhas:

1º ano – Usando a criatividade para criar uma floresta diferente.

Sem título

2º ano –  Experimentando a pintura com terra,  como os homens da caverna.

Sem título2

3º ano –  Fazendo um réco-réco reciclável para aprender o ritmo.

Sem título3

4º ano –  Aprendendo como se faz uma Xilogravura, cada grupo fez sua Xilo baseada em um Repente.

Sem título4

5º ano -  Expressando seus sentimentos através das cores.

Sem título5

Confira mais fotos clicando nos links abaixo:

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

Praticando a conversação

Nas aulas de inglês os alunos do 5° anos A e B puderam praticar a conversação através de uma atividade lúdica que envolveu diversas áreas. Eles confeccionaram um folder turístico em inglês, com informações do local, data, horário,  preço e fizeram uma mini feira de pacotes turísticos.

CAM01267

Enquanto alguns alunos vendiam os seus destinos turísticos, os outros com notas disponibilizadas no material de apoio compravam o pacote que mais lhe agradava.

Teacher Erika

Confiram esse momento através das fotos clicando aqui.

Tecnologia em sala de aula

Na sexta-feira dia 19/09,  o  5º Ano teve uma experiência diferente: participaram da primeira aula com o recurso de uma Smart TV em sala de aula. A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e uma aula mais colorida, prazerosa e significativa acontece quando contamos com um recurso tão dinâmico e acessível.

DSC_0100

Com certeza esta foi a primeira de muitas aulas que acontecerão com o uso deste recurso. Fiquei muito feliz em observar o interesse e satisfação dos alunos neste dia especial.

Profª Francine

Pratos típicos e suas receitas

Conhecendo um poucos de outras culturas através dos seus pratos típicos, os alunos dos 7° Anos A e B, apresentaram trabalhos relacionados as nacionalidades, destacando a culinária típica e a receita como gênero textual.

CAM01250

O grande desafio desse trabalho era apresentar a receita típica do país em inglês e reconhecer a estrutura desse tipo de gênero textual, bem como os verbos no imperativo e vocábulos relacionados a comida e bebidas. Uma aula diferente que despertou a criatividade e curiosidade dos alunos.

Teacher Erika

Confira aqui mais fotos.

Conhecendo um pouco mais sobre a cidade onde moramos: visita ao Centro Velho de SP

Nesta 6º feira, 19/09, as turmas dos 4º Anos puderam vivenciar o que estudamos até o momento sobre a fundação de nossa cidade.
Iniciamos nosso passeio no Marco Zero de São Paulo, seguindo para a Catedral da Sé, com sua rica história. Passamos pelo Solar da Marquesa de Santos, o Beco do Pinto. Visitamos a Igreja de Anchieta, o Pateo do Colégio e recebemos informações sobre a arquitetura do entorno desses locais.

DSC00022

Caminhamos até o prédio do Banespa, onde pudemos subir até o 36º andar e de lá observar a nossa cidade. Que altura!!! De lá identificaram alguns pontos turísticos que já havíamos visitado.
Pausa para um delicioso almoço em um restaurante no centro da cidade, todos juntos, famintos e alegres. Depois da sobremesa, ainda fomos visitar o Mercado Municipal e conhecer um pouco de sua história.
Sem dúvida foi um dia letivo rico de informações.
Parabéns ao alunos que estavam bem atentos as perguntas dos  monitores e demonstraram seus conhecimentos sobre o tema.

Profª Bete

Confira aqui mais fotos.

Chegada do Ícone

A presença do ícone da Irmã Josafata em nossa escola proporcionou momentos de conhecimento e fé. Os alunos do Fundamental participaram dos eventos que ocorreram em homenagem à fundadora da Congregação das Servas de Maria Imaculada, com o ideal de “Amar e servir onde houver maior necessidade”, através dos pilares:  catequese,  saúde,  ensino e caridade.

foto 2

Acolheram a chegada do ícone com a canção que a homenageou, visitaram a Capela da escola com momentos de orações e agradecimentos, demonstrando a fé e gratidão pela Irmã que idealizou  e realizou seus trabalhos voltados para a comunidade.

Confira aqui mais fotos.