Sereia Yara

No dia 17/10 os alunos do Jardim I do período da tarde tiveram uma visita surpresa da sereia Yara.

Ela e o Ted (mascote da turminha do Jardim I C) mostraram para os alunos várias fotos de animais marinhos que moram com eles no fundo do mar e contaram várias curiosidades sobre eles. Além disso, a sereia ensinou a canção da Yara, a qual não podia faltar nesse encontro.

IMG_2277

Foi uma tarde muito legal, onde o faz de conta estava recheado de grandes descobertas…

Profª Karin, Mirella e Tia Lara

Confira aqui mais fotos.

Novo mascote no Jardim I C

Durante as últimas semanas, a turma do Jardim I C conheceu nosso novo mascote, nomeado carinhosamente como “Ted”.

IMG_2178

Os alunos estão gostando muito de estudar curiosidades sobre animais marinhos, por esse motivo, nossa antiga mascote (a cobra Celeste que está de férias na praia) pediu para seu amigo Ted, o polvo, visitar nossa turminha e nos ensinar várias curiosidades sobre o mar, assim como vários conteúdos de matemática também.

IMG_2179

As crianças estão gostando bastante de levar o Ted para conhecer seus familiares. Quem ainda não recebeu a visita do Ted, vai se preparando, pois cada dia ele visitará a casa de um aluno(a) da nossa turminha.

IMG_2181

Espero que a visita do “Ted” continue proporcionando momentos prazerosos de interação com a aprendizagem escolar e lúdica das crianças.

Profa. Karin e Tia Lara

Trabalhando com o livro “É muito pouco” no Jardim I B

A princípio o livro foi apresentado aos alunos fazendo do título uma pergunta. O que significava a expressão “É muito pouco”, obtivemos várias respostas e para complementar esse aprendizado, colocamos em prática esse termo, usando uma caixa com uma certa quantidade de pecinhas dentro e fora, questionando: É muito ou é pouco?

No decorrer da leitura as crianças puderam perceber que o que era pouco para alguns amigos era muito para eles e vice-versa, mostrando que a noção de quantidade percebida pelas crianças passa pela afetividade que cada uma tem com o objeto anunciado.

Sem título

Ao final do livro pedi para que as crianças confeccionassem o próprio livro, desenhando o que elas gostavam muito de fazer em seu cotidiano e em outro momento o que elas não gostavam tanto assim.

As crianças interagiram a todo o momento com muita diversão expondo seus pontos de vista!

 Profª Mirella Béja e Tia Lara

Confira aqui mais fotos.

O mundo Mágico da Leitura

Durante esta semana os “pitchucos” do  Mini-Maternal B ficaram encantados com a História: “Uma Joaninha Diferente”  da Editora Paulinas.

IMG_20141014_141310645

Através desta história perceberam que as diferenças existem e que elas não podem serem vistas como uma dificuldade. Que o Papai do Céu fez um Mundo Maravilhoso com cores e formas diferentes mas que cada um possui um papel muito importante no Livro da Vida.

Profª Cássia e Tia Thaís

Confira aqui mais fotos.

Nutrição e alimentação – 7°A

Hoje na aula de inglês recebemos a visita da nutricionista Juliana Fagiani que abordou o tema alimentação saudável e cálculo do IMC.

Sem título

Os alunos aproveitaram a palestra para tirarem as suas dúvidas e também para esclarecer os pontos estudados nas aulas de inglês.Foi um momento diferente e bem proveitoso.
Agradecemos a visita da nutricionista Juliana que aceitou o convite feito pela própria irmã Giovana Fagiani, aluna do 7°A.

Sem título2

Semana da Criança – Ens. Fundamental I

Acompanhe nossas atividades da Semana da Criança com o Fundamental I,  recheada de alegria, aprendizado e muita diversão!!

Segunda-feira (06/10): Dia do pijama – cinema com pipoca
foto 1foto 4

Terça-feira (07/10): Brincadeiras antigas
Manhã

Quarta-feira (08/10): Dia do Festival de Talentos
Manhã

Quinta-feira (09/10): Dia da oficina de brinquedos com materiais recicláveis
Manhã
Tarde

Sexta-feira (10/10): Dia da Surpresa
Manhã
Tarde

Que possamos renovar junto com as crianças, nessa semana,  o nosso lado mais colorido, positivo e dinâmico de viver  a vida!! Feliz Semana da Criança!!!

Equipe Fundamental I

Semana da Criança – Educação Infantil

Essa semana a Educação Infantil do ENSA está em festa!
Com o objetivo de proporcionar muita alegria e diversão aos alunos, nossa equipe preparou uma programação especial para cada dia!
Acompanhem nossas atividades:

Segunda-feira (06/10): Festa do pijama – cinema com pipoca
Manhã
Tarde

Terça-feira (07/10): Teatrinho feito pelas professoras
Tarde

Quarta-feira (08/10): Dia do time do coração
Tarde

Quinta-feira (09/10): Dia da surpresa
Tarde

Sexta-feira (10/10): Dia da alegria e confraternização
Manhã
Tarde

Desejamos que toda criança possa viver a magia de sua infância! Como é puro e lindo ver o sorriso em seus rostinhos!

Que Papai do Céu as proteja sempre! Feliz Dia das Crianças!

Equipe da Educação Infantil

Preparando–se para receber a Primavera – Educação Infantil

Conviver em paz é praticar o respeito, o cuidado para com o outro, o zelo, com atitudes que transformem os ambientes e as pessoas.
A primavera, traz consigo, o agradável aroma de liberdade, de inovação, de alegria e de cores variadas. Pode, certamente, ser um elo entre suas flores e a grandeza da paz. O meio em que vivemos só se torna belo se convivermos em harmonia uns com os outros. Foi assim que nossas turminhas ficaram  muito animadas para desenvolver  cada qual uma atividade de plantio.

O Mini-Maternal preparou  os “Famosos Cabeças de Alpiste ou Cabeludos”.  E foi assim:

Primeiramente conversamos sobre a preservação do meio ambiente e sobre a atitudes de economia de água diante da situação de “seca” que estamos vivendo, depois partimos para pôr a “mão na massa” ou melhor “mão na terra”.

Os cuidados diários com os nossos cabeludos é que fascinaram nossos pitichucos, pois puderam perceber que simples sementinhas se tornaram folhagens verdinhas. Nosso pequeno Davi até questionou: “Tia como uma sementinha tão pequena virou este monte de cabelo verdinho?” (coisas de crianças observadoras). O Maternal construiu um terrário coletivo e uma miniatura individual.
O Maternal teve a oportunidade de observar, questionar e experimentar, por meio das atividades desenvolvidas  na confecção de um terrário.
As crianças ficaram muito entusiasmadas com a “caça aos bichinhos de jardim” e expuseram os seus conhecimentos e preferências sobre as joaninhas, lagartas, formigas, minhocas e tatu-bolinhas.
Todas as atividades desenvolvidas foram de suma importância para os pequenos, pois o terrário pode ser considerado um “pequeno” ecossistema, por encontrarmos os fatores ambientais que permitem o ciclo da vida. Os pequenos vivenciaram todo esse processo natural, que ocorreu dentro deste ambiente fechado, para a sobrevivência dos bichinhos e se mantiveram atentos às mudanças ocasionadas pelo tempo

O Jardim I preparou as “Mudinhas de Chá”

O objetivo da atividade de jardinagem com os alunos do jardim I visou ampliar a consciência ecológica sobre a importância da preservação da natureza e uma interação significativa e harmoniosa com a mesma através do contato com a terra, com as plantas, com as etapas necessárias para o plantio das mudinhas e os cuidados básicos para o seu desenvolvimento. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de descobrir a existência de diversas espécies de ervas medicinais, as quais contém propriedades que auxiliam na nossa saúde e podem ser ingeridas de forma prazerosa através de um delicioso chazinho.
Para essa atividade de jardinagem utilizamos os seguintes materiais:

- Terra;
- Mudinhas de ervas (camomila, erva–doce, hortelã e erva cidreira);
- Vasinhos para o plantio (utilizamos para a confecção dos vasinhos material reciclado – garrafa pet).

Após a atividade de jardinagem, conversamos bastante com os alunos sobre a importância dos cuidados necessários para a manutenção da nossa plantinha que são:

- Sol;
- Água;
- Local seco e arejado e muito amor.

O Jardim II preparou as “Mudinhas de Flores”

O objetivo da atividade foi promover a conscientização e a importância das plantas na vida dos seres humanos. Despertar o cuidado com o ambiente em que vivem. Houve uma interação dos alunos com o plantio das mudinhas e seus cuidados básicos. Vivenciaram a alegria da estação Primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem estar que a convivência da natureza nos proporciona.
Para essa atividade de jardinagem utilizamos os seguintes materiais:

- Terra;
- Mudinhas de Flores (Perpétua Roxa);
- Garrafa Pet  e os cuidados necessários para cuidar da nossa florzinha: sol, água, local arejado.

Para encerrar, tivemos uma “Festa da Primavera” onde nossos pequenos apresentaram um conto adaptado “ A Cigarra e as formigas” onde tivemos joaninhas, borboletas, fadas, cigarras, abelhas, sol e nuvens e como não podia faltar,  as coloridas flores. E aproveitando o tema a Profª Érika deu uma pequena mostra do trabalho das lindas “bailarocas”.
E assim os papais puderam apreciar as produções individuais de cada segmento.

Profªs Educação Infantil

Confira aqui as fotos da Festa da Primavera.

Preparando uma deliciosa sopa – Hábitos Alimentares no Mini–Maternal B

Quem disse que a cozinha é para ser somente um lugar de adulto?
Através do livro de Tatiana Belinck “A Cesta da Dona Maricota”, nossos pequenos se deslumbraram,  conhecendo algumas hortaliças, legumes e verduras.
Depois disso fomos para o refeitório e preparamos uma deliciosa sopa onde nossos alunos aprenderam sobre cores e sabores, formas e texturas além de exercitar a coordenação motora cortando as verduras e os legumes.

IMG_20140929_135708469

Além disso, falamos sobre os  hábitos de higiene no preparo dos alimentos  a importância de se manter hábitos saudáveis na alimentação,  pois “temos os soldadinhos do bem” em nosso corpo, que precisam se alimentar de alimentos que fortalecem nossa  saúde para poderem lutar contra os “soldadinhos do mal”,  que são as doenças. Cabe aos pais e professores a importante tarefa de apresentar novos sabores, novos pratos e muitas estratégias para que os pequeninos, pelo menos provem o que é oferecido.

Segredinho: não sobrou nem um pouquinho de sopa para Dona Maricota provar…

Profª Cássia e Tia Thaís

Confira aqui mais fotos.