A importância da mastigação

Os 5º anos realizaram um experimento de Ciências sobre a mastigação. Colocamos um comprimido efervescente triturado na água (representando um alimento mastigado) e ao mesmo tempo jogamos um comprimido inteiro na água (representando um alimento mal mastigado).

Sem título

Pudemos perceber a diferença entre engolir um alimento mastigado e um alimento não mastigado.

Julia Christine Garcia Bastida – 5º ano A

Confira aqui mais fotos.

Líder em mim

O Projeto “ Líder em Mim”, tem trazido contribuições muito positivas para a nossa prática diária. Falar dos 7 hábitos tem se tornado algo comum e  rotineiro, tanto que algumas crianças já se apropriaram de um novo vocabulário. Em algumas avaliações já pudemos  ver  o registro  de palavras do tipo “proativo, líder, comece com o objetivo em mente….”

3

Esse novo vocabulário faz parte  dos conceitos e termos utilizados para que nossas crianças entendam o significado  de participar de um projeto que vai além dos conteúdos curriculares, que abrange  a formação de princípios universais  como a responsabilidade, a prestatividade e a honestidade. Segundo Steven R. Covey, quando se ensina à criança esses princípios, tanto em casa como na escola, seu valor e seu potencial  imensos são afirmados e reforçados. As crianças  desenvolvem autoconfiança, integridade e coragem para fazer a coisa certa.

 Elas constroem CARÁTER.

A aula inaugural do nosso projeto contou com a participação especial das professoras que encenaram uma pequena história para ilustrar todo o objetivo do nosso projeto, seguido da projeção de  pequenos depoimentos, filmes, imagens e músicas. Foi um dia muito especial que marcou definitivamente  o inicio de uma nova postura de agir e pensar, para todos nós da familia ENSA.

Confira aqui mais fotos.

Maternal A percebendo o mundo através dos sentidos – Tato

Esta atividade encantou os pitchucos do Maternal A.

Sem título

Colocamos diversas pegadas com materiais diversificados e nossos pequenos perceberam através dos pezinhos e das mãos diferentes texturas e  formas, vários jeitos de ver e sentir o mundo. Foi delicioso!!!!

Profª Cássia e Tia Andreza

Confira aqui mais fotos.

Clássico: Chapeuzinho Vermelho

Os atores mirins do Maternal A interpretando o clássico “Chapeuzinho Vermelho “. Estamos vivenciando a história da Chapeuzinho Vermelho proposta pelo material Positivo através de diferentes formas…

Sem título

Nossos pitchucos adoraram representar os personagens através de um teatro de máscaras. Foi muito gratificante verificar que intetiorizaram a moral da história e assim deram um show representando os personagens.

Profª Cássia e Tia Andreza

Confira aqui mais fotos.

Preparação

Nas aulas de Ensino Religioso, a turminha do Mini-Maternal está aprendendo sobre a Páscoa, sobre a ressurreição de Jesus e sobre a proteção que nosso anjo da guarda nos concede todos os dias. Baseado nos livros: Os anjinhos do Brasil e O mundinho de boas atitudes, os alunos estão desenvolvendo várias atividades para a feira do conhecimento.

Sem título

Aprendemos com os anjinhos sobre qualidades como: gentileza, coragem, simplicidade, generosidade, modéstia, paciência, presteza. E também o uso de palavrinhas mágicas no nosso dia a dia como: Obrigado, por favor, desculpe e com licença. Todo esse aprendizado tem  isso  tem sido maravilhoso, pois quando somos bons, recebemos o melhor que a bondade é capaz de nos dar: a felicidade.

A turminha já aprendeu a fazer a oração do anjo da guarda diariamente, dessa forma eles nos protegem, nos guiam pelo bom caminho e nos livram de todos os perigos e machucados.

“Meu anjinho, meu amiguinho, me leve sempre pelo bom caminho. Amém”

 Profª Karin e Tia Suelen

Confira aqui mais fotos.

Brincando na Quadra

Quarta-feira é dia de quadra para o Maternal B, eles esperam ansiosamente esse momento, perguntando: “Tia hoje tem quadra?” e com a minha afirmação eles pulam de alegria.

Sem título

Por enquanto a proposta é essa: cada criança ganha uma bola para brincar livremente. Os meninos gostam de acertar a bola no gol, já as meninas gostam de brincar em grupinhos.

Cada um, ao seu modo, e todos juntos com o mesmo propósito de se divertirem.

Profª Mirella e Tia Thaís

Confira aqui mais fotos.

 Sopa de sapatos

Brincamos no parque de sopa de sapatos. Após misturar todos os pares, cada criança procurou o seu e tentou colocar sozinho. Buscamos com esta atividade o desenvolvimento da autonomia.

Sem título

Profª Estela

Confira mais fotos, clicando aqui.

 

Brincando de tirar fotos

Criamos, em sala, moldura para fotos e realizamos um passeio pela escola para enquadrar algumas paisagens.

Sem título

Profª Estela

Confira aqui mais fotos.

Jogo de regras

“O futuro do aluno envolve sua inserção no mundo do trabalho. Nessa inserção, o jogo de regras representa um papel importante. Por meio dele, a criança é colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, enfim, com a vida regularizada e harmônica. Sem regra não há trabalho e sem trabalho não há regra.” (MACEDO).

Sem títuloAprender regras e aplicá-las não é fácil, mas para  o 1º Ano C é pura diversão, aprendem brincando!

Profª Ana Lúcia

Confira aqui mais fotos.