Chegada do Ícone

A presença do ícone da Irmã Josafata em nossa escola proporcionou momentos de conhecimento e fé. Os alunos do Fundamental participaram dos eventos que ocorreram em homenagem à fundadora da Congregação das Servas de Maria Imaculada, com o ideal de “Amar e servir onde houver maior necessidade”, através dos pilares:  catequese,  saúde,  ensino e caridade.

foto 2

Acolheram a chegada do ícone com a canção que a homenageou, visitaram a Capela da escola com momentos de orações e agradecimentos, demonstrando a fé e gratidão pela Irmã que idealizou  e realizou seus trabalhos voltados para a comunidade.

Confira aqui mais fotos.

Dia com os avós

No dia 12/09 tivemos um dia diferente em nossa escola, cheio de vivências e histórias. Os alunos dos 3º anos A e B convidaram seus avós para  uma roda de conversa.
Conversamos sobre as mudanças ocorridas como o passar do tempo, roupas, alimentação, hábitos e curiosidades do passado.
Os avós trouxeram fotos, roupas e objetos antigos.

Sem título

Queremos agradecer a todos os avós que compareceram e  também todos os avós que não puderam comparecer, mas contribuíram durante todo o ano respondendo as pesquisas feitas pelos alunos. Muito obrigada!

Professoras: Loris e Thaís

Confira aqui mais fotos.

Ensino Médio na Refinaria de Petróleo

A 2ª e 3ª série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de visitar a Refinaria de Petróleo de Capuava, situada em Mauá.
Lá tivemos uma palestra sobre a formação química do petróleo e seus derivados, o campo de atuação da Petrobras, a localização e trabalho desenvolvido em diversas refinarias espalhadas pelo Brasil e muito mais.

Sem título

Pudemos também ter acesso às instalações da refinaria em um passeio de ônibus. Foi interessante, pois todo conhecimento que adquirimos nos enriquece enquanto seres humanos.

Profª Gislene e Profª Angélica

Confira aqui mais fotos.

Passeio ao Zoológico de SP

As crianças dos 1º Anos realizaram um estudo do meio ao observar o habitat e a diversidade dos animais, relembrando as classificações que estudaram em sala de aula: animais mamíferos, carnívoros, onívoros e herbívoros, animais que se camuflam, além da conscientização sobre a  preservação dos animais que estão em extinção.

Sem título

A Mata Atlântica, nosso atual conteúdo,  também foi relembrada com a sua biodiversidade. Observaram os diferentes tipos de vegetação e a nascente do rio Ipiranga.
Os alunos demonstraram-se bastante motivados e comprometidos com o objetivo de ampliar o conhecimento através dessa  vivência.

Professoras Kellem e Christiane

Confira aqui mais fotos.

Culinária Ucraniana

Com a visita do ícone da Ir. Josafata, as crianças do período Integral decidiram fazer uma singela homenagem a ela realizando e aprendendo um doce típico ucraniano o KUTIÁ. Ficou uma delícia, todos se divertiram e gostaram muito !!

Segue receita:

500g de trigo em semente sem casca

Leite condensado

Leite de coco

Uvas passas

Deixe o trigo de molho, coloque numa panela e cozinhe. Depois vá acrescentando os outros ingredientes e cozinhe mais um pouco. Leve a geladeira para gelar.

Confira este vídeo no YouTube: http://youtu.be/4hzbwp4js4s

Recepção Ícone Ir. Josafata

Na semana passada os alunos do ENSA participaram  com muita alegria de uma linda recepção do Ícone da Irmã Josafata em nosso colégio e tiveram a oportunidade de conhecer sua história e trajetória baseada no amor, no carinho e na solidariedade para com aqueles que necessitam de auxílio.

IMG_2096

A turminha do Jardim I C aproveitou para fazer na capela seus pedidos e orações. Foram momentos emocionantes, cheios de ensinamentos, fé e orações.

IMG_2091

Profª Karin e Tia Lara

Museu da Imigração

O dia 11/09 foi especial! Nossa aula foi no Museu da Imigração, local onde era a Hospedaria dos Imigrantes.
Quanta história viva, quantos saberes partilhados. Observar e presenciar o que só encontramos nos livros foi fantástico.

DSC_0063

Até andamos  de Maria Fumaça, fazendo um pequeno trecho do percurso feito pelos imigrantes no início do séc. XX quando chegavam à hospedaria vindos do Porto de Santos. Como disseram algumas crianças: “como não gostar de um passeio desses?”
Com toda a certeza ficou um “gostinho de quero mais”. Parabéns aos alunos pelo interesse e atenção durante esta aula mais-que-especial!

Profª Francine

Confira aqui mais fotos.

Ícone da Ir. Josafata e o Mini-Maternal B

Esta semana nossa escola está em festa e sendo muito abençoada, recebemos com todo carinho o Ícone da Irmã Josafata, a  fundadora da Congregação Servas de Maria Imaculada.

10694858_10202599222130581_1979611371_n[1]

Como não podíamos deixar de partilhar com nossos pequenos, explicamos com uma linguagem simples e acessível um pequeno resumo da sua história, eles ficaram encantados.

Depois  fomos com nossos pitchucos à capela conhecer o Ícone da irmã Josafata… Foi emocionante… Tão pequenos e tão grandiosos em seus pedidos: “vou rezar para a minha mamãe”, “eu para ninguém ficar com febre como o Matheus”, “para ter mais comida, porque você disse que ela é boazinha e tem criança que não tem papa..”.

10695164_10202599219530516_1686005708_n[1]

Ficamos muito orgulhosas dos nossos baixinhos…

Profª Cássia e Tia Thaís

Reconhecendo as letrinhas do seu nome

Criando um ambiente alfabetizador e através de atividades lúdicas e divertidas é que trabalhamos com os alunos do Mini–Maternal B as letrinhas do alfabeto levando ao reconhecimento das letrinhas que compõem seu próprio nome e dos amigos da turma.
Através da roda de conversa trabalhamos a oralidades de nomes e palavras, depois realizamos a Chamadinha onde é escolhido o Ajudante do dia e assim reconhecemos as letras e o número de letras.

IMG_20140624_140219864

O que mais diverte nossos pequenos é cantar o Alfabeto da Turma, comparando letras com desenhos correspondentes.
Uma atividade muito prazerosa foi traçar a inicial do nome em um saquinho com gel de cabelo e depois procurar no alfabetário e nas letras móveis as iniciais do nome, depois do reconhecimento,  colocar massinha de modelar sobre elas.
É assim, brincando, que nossos pequenos vão descortinando o mundo mágico da alfabetização.

Profª Cássia e Tia Thaís

Confira aqui mais fotos.

Qual a função dos rins?

Através de um simples experimento, os alunos dos 5º anos tiveram a oportunidade de compreender a função dos rins: filtrar o sangue.
Para o experimento utilizamos feijões brancos e pretos (representando as células sanguíneas), areia, alpiste e arroz (representando as toxinas produzidas pelas células e que devem ser eliminadas do corpo através da urina).

Sem título

O escorredor de macarrão representou os rins, e a bacia, nossa bexiga. Foi uma atividade simples, mas muito significativa!

Profª Francine

Confira aqui mais fotos.