Tudo azul… Mini-Maternal

Conhecer e identificar as cores e formas geométricas faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante a aquisição destas habilidades.

IMG_20140530_134649960 IMG_20140917_140603520

Através de jogos de classificação e seriação, observação do ambiente, expressão musical e corporal, reconhecimento do próprio nome e culinária da gelatina azul é que proporcionamos aos nossos pequenos a ampliação de vocabulário e a aquisição de novos conteúdos.

IMG_20140930_171159816

Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida.

IMG_20141002_164940146

 Profª Cássia e Tia Thaís

Pastoral Escolar

Nestes últimos meses nossos alunos do Grupo da Pastoral Escolar juntamente com a Profª Ana Paula viveram momentos únicos. Depois de mais de 7 anos de existência e várias tentativas , nosso projeto de Informática “Navegando na melhor idade” foi escolhido para concorrer ao prêmio da 14ª Escola Voluntária. Dentre os 510 projetos inscritos, ficamos entre os 10 vencedores.

DSC09510

Esse fato trouxe um significado novo aos alunos que vem participando com dedicação dos encontros semanais e dos projetos que estão desenvolvendo. Do dia 20 a 26 a profª Ana Paula e mais quatro alunos estiveram reunidos com integrantes da outras escolas e tiveram a oportunidade de conviver com alunos e professores vindos de outras regiões do Brasil e que tem o mesmo sonho de construir um mundo melhor. Parabenizamos o Grupo da Pastoral pela dedicação e seus familiares pelo apoio.

Confira aqui mais fotos.

O Natal já chegou no ENSA

Os alunos do Jardim I B tiveram uma surpresa em uma das tardes. Depois das atividades, fizemos uma roda de conversa para falarmos sobre o final de ano que está chegando e com ele também chega o Natal. Algumas crianças falaram que já montaram a árvore, outras que foram comprar os enfeites. Todos muito animados deram um depoimento de como comemoraram o Natal nos anos passados e como estão se preparando para a chegada dessa celebração desse ano.

Sem título

No decorrer, fomos na capela agradecer pelo ano que está terminando e por ter dado tudo certo. Foi quando nos deparamos com o presépio, contei que aquela cena aconteceu de verdade e que representava o nascimento de Jesus. Antes de irmos embora, cada aluno fez uma oração em particular, pedindo o que desejavam, e complementando com Amém!

Para terminarmos demos uma volta no ENSA e tivemos outra surpresa, árvores e bonecos de Natais com muitas luzes alegrando a todos!

Profª Mirella Béja e Tia Lara

Confira aqui mais fotos.

Encerramento da Ginástica Rítmica

Na segunda, 24/11, tivemos a alegria de verificar o quanto nossas alunas de GR melhoraram seu desempenho nas apresentações.

DSC09434

Agradecemos a Profª Priscila pelo trabalho dedicado e parabenizamos cada uma das alunas pelo esforço e pela linda apresentação. Aos pais e familiares presentes nosso agradecimento pelo incentivo e pela torcida.

Confira aqui mais fotos.

Passeio ao Pilar Park

No dia 10/11, os alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental I, foram ao Pilar Park, localizado em Ribeirão Pires. Foi um dia delicioso e muito divertido!

IMG_20141110_085215254

Os alunos brincaram na tirolesa, foram à piscina, visitaram a fazendinha, se divertiram  no parque, andaram de bicicleta e fizeram a plantação de feijão.

Eles ficaram muito felizes!!!

Confira aqui mais fotos.

Poemas no jardim?

“Poeta, não é somente o que escreve. É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso.” Cora Coralina

Trabalhar outro gênero literário na Educação Infantil, além de ser possível foi fantástico!
Nesse bimestre os poetas brasileiros trouxeram um colorido especial aos alunos do Jardim I com seus poemas, permitindo assim, a ampliação do repertório cultural, do vocabulário e da possibilidade de expressar sentimentos.

IMG_2302

Os alunos do Jardim I C descobriram que Mário Quintana comparava poemas com pássaros, pois apreciava sua leveza, graciosidade e cores. Com José Francisco Borges, descobrimos a técnica da xilogravura, (espécie de carimbo entalhado em madeira) usada para ilustrar poemas de cordel. E com Cecília Meirelles, aprendemos a dar um “toque especial” aos poemas através das rimas.

IMG_2305

Para colocar em prática tantas descobertas, fizemos dobraduras coloridas de pássaros, para vivenciarmos brincando a leveza e graciosidade das aves. Já com a técnica da xilogravura fizemos uma adaptação da madeira para bandejas de isopor e assim criamos nossas próprias xilogravuras. E para finalizar, as crianças criaram vários poemas em coletivo usando rimas, além de confeccionarem um livrinho contendo todos os poemas trabalhados.
Através dos poemas e poetas apresentados, os alunos tiveram a oportunidade de descobrir outro gênero de leitura e de escrita e sobretudo, descobriram através de estímulos, que podem se tornar grandes leitores de textos infantis.

IMG_2311

No final de tantas descobertas, dois alunos da turminha disseram:

- “Poemas são bonitos porque podemos escrever o que sentimos e o que tivermos vontade, não é mesmo tia?”

- “E quando tem palavras que combinam os poemas ficam mais bonitinhos!”

IMG_20141113_165223128

Parabéns turminha, vocês aprenderam a apreciar a verdadeira essência dos poemas.

Profª Karin e Tia Lara

Escultura em argila

Em sala, o Jardim I B viu sobre as obras do Mestre Vitalino, onde suas esculturas são feitas por cerâmica e o mais interessante é que  em cada trabalho o artista representa um acontecimento diferente vivenciado pelas  pessoas do Sertão do Nordeste brasileiro.

Sem título

Logo após a apresentação desse artista e suas curiosidades a turminha colocou a mão na massa, ou melhor dizendo, na argila,  para construir sua própria obra de arte! Deixando a imaginação ir além, as crianças confeccionaram diferentes animais e/ou objetos com a criatividade de cada um.

 Profª Mirella Béja e Tia Lara

Confira aqui mais fotos.

Bolo de cenoura magnífico

A turminha do integral fez um maravilhoso bolo de cenoura na aula de culinária. Segue a receita:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 cenouras médias raladas
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos
  2. Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento
  3. Esse é misturado lentamente com uma colher
  4. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos

Para a Cobertura:

  1. Misture todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo
  2. Se o seu liquidificador for bem potente, o bolo todo pode ser feito nele

Confira aqui as fotos.