Jogos simbólicos na Educação Infantil

A função do jogo simbólico consiste em assimilar a realidade. É através do faz-de-conta que a criança realiza sonhos e fantasias, revela conflitos interiores, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações.

O jogo simbólico é também um meio de auto-expressão: ao reproduzir os diferentes papéis (de pai, mãe, professor, aluno etc.), a criança imita situações da vida real. Nele, aquele que brinca dá novos significados aos objetos, às pessoas, às ações, aos fatos etc., inspirando-se em semelhanças mais ou menos fiéis às representadas.

Brincando de faz-de-conta ela externa o que vai de mais profundo dentro do seu ser, torna-se criativo e crítico entrando no papel de seres imaginários que mais lhe agradam.

É desta forma que a turminha do Maternal realizou esta atividade pela primeira vez nesta semana e gostaram tanto que pediram “BIS”.

Uma ideia sobre “Jogos simbólicos na Educação Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>