A vida em sociedade (Sociologia)

Por Profº Francisco

Grupo, multidão, público e massa. O que caracteriza cada um desses tipos de agrupamento social? Quais os mecanismos que sustentam os grupos? O que torna inseparáveis o status que um indivíduo ocupa na sociedade e os papeis que ele desempenha? A própria natureza humana exige que as pessoas se agrupem. A vida em sociedade é condição necessária para a sobrevivência da nossa espécie. Assim, a espécie humana sempre formou agrupamentos, como as famílias. 

 

Estes questionamentos foram a base para o conteúdo estudado neste bimestre nas aulas de sociologia. Para a sociologia grupo social é toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela interação… mantendo uma organização para alcançar objetivos comuns a todos os membros do grupo. A marca de um grupo social é a organização, interação e objetivos comuns. As pessoas, ao longo de sua vida, em geral participam de vários grupos sociais… de uma maneira dinâmica a turma do 3º Ano do Ensino Médio A, após aulas expositivas e pesquisas extra-classe, representaram como se vive a interação dos diversos grupos sociais.

 

É importante lembrar também que o Ensa, forma um grupo… uma família e como tal possui um objetivo comum: educar para a comunidade!

 

Grupo Familial (família) 

Grupo Vicinal (vizinhos)

Grupo Religioso (religião)

Grupo Educativo (educação) e Grupo Político (política)

Grupo Profissional (profissão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>